Monday, September 22, 2008

A geração Wiki I

Chama-se geração wiki a esta massa humana anónima, unida pelos mais diversos interesses, através das mais díspares aplicações, sempre na internet. Eu pertenço à geração wiki sempre que uso o Facebox, o MSN, o HI5, o My Space, o Youtube (o Youporn também!), a Wikipedia, etc. A interacção com este conjunto de aplicações com base WEB dá-me o direito de fazer parte desta geração cibernauta que partilha com o mundo inquietações, interesses, opiniões e saber. Segundo o The Sunday Times a “wikinomia é a nova força que junta pessoas na internet de modo a criar um cérebro gigantesco” (Ver o livro WIKONOMICS de Don Tapscott e Anthony D. Williams).

Bem, é sobre este cérebro gigante que gostaria de falar... Não será que estamos a construir em lugar de um cérebro um alho chocho gigante?

Vá-se lá saber porquê um amigo meu adicionou a Floribela como “amiga” na conhecida rede de amizade HI5.com. Fiquei curioso com tal facto que decidi clicar para ver o perfil da dita Floribela. Antes que tivesse tempo de ver tal perfil deu-me nas vistas que a Floribela tinha adicionado a Diana Chaves na sua rede de amigos uns dias antes. Passei imediatamente do perfil da Floribela para o Perfil da Diana apenas porque o “D” aparece primeiro no abecedário. Perdi meia hora da minha vida à volta daquele perfil (pior seria perder meses a ver as novelas em que a mesma participa, mas tudo bem) e meia dúzia de neurónio tentando encontrar, em vão, algum conhecimento que me desse alguma satisfação.
A Diana, sobre si, diz o seguinte: “Aquilo que pode ou nao estar a vista de todos! Paciente, bem humorada, leal, preguiçosa, resmungona, ambiciosa e positiva. Gosto de viver novas experiencias e de conhecer pessoas novas. A vida é um risco e eu estou disposta a corre-lo todos os dias, se isso contribuir para a minha felicidade e a de todos aqueles que realmente me interessam. O meu maior sonho é ser feliz e vou leva-lo a fundo nem que para isso tenha que me sacrificar ate ao fim!”
Se colocarem a pontuação onde ela falta chegam à mesma conclusão que eu: A Diana é uma pessoa perfeitamente normal que busca a felicidade como o seu maior sonho. Até aqui tudo bem. Qualquer pessoa quer ser feliz, não é assim?
A sua frase favorita é: "O medo e o mais ignorante, o mais injusto e o mais cruel dos conselheiros". Grande frase! Juro que até me vieram as lágrimas aos olhos! Normal. A Diana, pelo seu perfil, estava a entrar na minha lista de pessoas normalíssimas, não fosse o que eu vi depois… A Diana tem 11.679 amigos! Sim!, onze mil seiscentos e setenta e nove amigos. Isto é que é anormal. Ninguém tem tantos amigos nem mesmo na internet. Se este texto fosse lido pelos seus amigos tornar-se-ia num bestseller! Se cada um dos seus amigos lhe desse 5 euros, coisa perfeitamente normal entre amigos, a Diana passaria de um momento para o outro a ter 58.395 euros. Era uma ajudinha, não era?
Agora vejamos o que vai ser desta geração wiki. Imaginemos que a Diana vai dedicar um mísero dia da sua vida a cada um dos seus amigos. Eu sei que a um amigo tem que se dedicar tudo, mas façamos os cálculos a um mísero dia. Vamos pressupor ainda que a Diana usará de 4 dias por semana para os amigos e os restantes para as suas próprias tarefas diárias. Assim temos 4 dias x 52 semanas que dará 208 amigos por ano! Ora como ela tem 11.679 amigos, se dividirmos esse número por 208 temos qualquer coisa como 56 anos! A Diana precisará de 56 anos para recompensar tantas amizades. Isto sim, é obra!, isto sim é wiki!
Aqui fica o endereço da Diana (espero que não seja a verdadeira DI Chaves):
http://www.hi5.com/friend/profile/displayProfile.do?userid=246265372

Labels: